A vacinação do viajante contra doenças infecciosas serve para dois propósitos:
Por isso, sempre antes de viajar verifique se seu País de destino é considerado área endêmica para alguma doença e se o mesmo exige alguma vacina específica.
Nos países membros do Mercosul (Argentina, Paraguai, Uruguai) e nos países associados (Chile, Peru e Bolívia) e recentemente (Equador,Colômbia e Venezuela) não é obrigatório o uso do passaporte. A carteira de identidade válida é o suficiente. Países como Peru e Bolívia as vezes implicam com o RG, então será mais seguro portar o passaporte. Caso você pretenda ir para o Caribe Colombiano o RG não é aceito na entrada das ilhas. Caso você não tenha passaporte, será necessário uma autorização do Consulado Brasileiro para o ingresso nas ilhas.
Para a carteira de identidade ser válida é preciso estar em boas condições e ter sido expedida em até dez anos antes do ano da viagem. Vale lembrar que é permitido apenas o RG, não valendo carteira de habilitação, carteira de trabalho, entre outras.
Como vimos anteriormente, quase todos os países da América do Sul aceitam a carteira de identidade (válida) para ingresso no país. No entanto os países: Guiana, Suriname e Guiana Francesa – ainda exigem o passaporte válido.
Em alguns estados brasileiros e países da América do Sul como: Bolívia, Peru, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Suriname, Paraguai e Venezuela é necessário estar vacinado contra a Febre Amarela. A vacina é gratuita e disponibilizada nas unidades de saúde. Estando de posse do seu cartão de vacinação vá a um posto da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) localizado nos aeroportos para a troca da carteira pelo Certificado Internacional de Vacinação. É importante tomar a vacina com no mínimo 10 dias de antecedência da sua viagem.
Para passaportes, a validade tem que ser de pelo menos 6 meses antes da sua viagem. Caso contrário pode não ser aceito na fronteira. Observe a lista abaixo dos documentos necessários para obtenção do passaporte:
Para Solicitar seu Passaporte:
Procure uma unidade da Polícia Federal mais próxima da sua casa;
O prazo normal para a obtenção do passaporte é de cinco dias úteis, podendo ser reduzido para três dias ou até mesmo 24 horas mediante pagamento da taxa de urgência equivalente;
A requisição a ser preenchida contém a lista dos documentos necessários e os formulários oficiais da Polícia Federal.
Perdeu o Passaporte?
Você está em plena viagem ao exterior e se dá conta de que perdeu o passaporte. O que fazer? Em caso de perda ou roubo de passaporte, procure imediatamente o Consulado Brasileiro no país em que você estiver, eles providenciarão a reemissão do seu documento; Não hesite em ir ao consulado, pois caso você seja abordado sem o passaporte, por qualquer autoridade estrangeira, você poderá ser preso e deportado ao seu país de origem.
Para menores de idade viajando desacompanhados é obrigatório portar a carta de autorização assinada pelos pais (Pai ou Mãe). Menores viajando acompanhados de responsáveis não legais, precisam apresentar a autorização do responsável legal que não irá acompanhá-lo.
ENDEREÇO
Avenida Brasil 884, Sala 01,
Zona 08 – Maringá Pr
CEP: 87050-465
Telefone: (44) 3142-1949
Taxas de câmbio USD: qui, 21 nov.